Make your own free website on Tripod.com

ESCOLA MUNICIPAL HILDA RABELLO MATTA

RUA IMBIRAS,72 -BAIRRO HELIÓPOLIS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS


Escola Plural
" Alegria de aprender
Alegria de ensinar
Onde o aluno aprende
mais e melhor."


Mudar para melhor
Muitas coisas mudaram desde quando éramos crianças. A escola de nossos filhos também mudou. Os professores mudaram e fizeram a escola também mudar. Eles sabem melhor o que ensinar e como fazer para que os nossos filhos aprendam. A Escola Plural é um programa de mudanças na educação. Está acontecendo em todas aas Escolas Municipais de Belo Horizonte por iniciativa de nossos professores.


O que queremos na Escola Plural
1.Mais tempo para estudar e aprender.
Seu filho inicia a escola aos 6/7 anos e segue continuamente até os 14/15 anos.Acaba a separação entre primário e ginásio.

2.Garantir direito à vaga e à permanência de seu filho na Escola.
Além de oferecer a vaga , a Escola Plural faz de tudo para que seu filho nela permaneça, sem reprovação. Queremos que o aluno tenha prazer de estar na escola para aprender, crescer e se desenvolver.

3.Que a escola seja tempo de aprender e tempo de formação.
A escola faz parte da vida do aluno. Nela ele aprende, se educa e se forma. Unimos a aprendizagem das matérias (dos conteúdos científicos) e o seu desenvolvimento como pessoa. Não tratamos o aluno como uma caixa vazia, onde os programas das áreas são jogados , muitas vezes, sem ele entender. O aluno aprende comvivendo, amadurecendo e se constituindo como sujeito sócio-cultural.

" O aluno aprende mais porque é tratado
como pessoa em formação, mobilizando as dimensões
afetiva, corporal, mental e social."


Como organizamos o tempo de escola
Nossos filhos são diferentes uns dos outros. Têm ritmos diferenciados para crescer e também para aprender. A Escola Plural respeita os ritmos plurais. O aluno não será reprovado porque é incentivado no seu ritmo de aprendizagem. Criamos os Ciclos de Formação para acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.

" O aluno respeitado no seu ritmo de aprendizagem.
Suas aptidões e potencialidades são incentivadas
dentro de cada Ciclo de Idade."


Dependendo da idade, seu filho está matriculado num Ciclo de Formação:
1º)Ciclo da infância: 6, 7, 8/9 anos;
2º)Ciclo de pré-adolescência: 9, 10, 11/12 anos;
3º)Ciclo da adolescência: 12, 13, 14/15 anos.
A organização do ensino por Ciclos possibilita melhores condições para que o professor ensine e o aluno aprenda.
Nós damos a nossos filhos o que é próprio de cada idade. Em cada Ciclo os espaços, tempos, enfim, toda estrutura se volta para a formação daquela idade. Todo o conteúdo escolar passa a ser organizado dentro de cada Ciclo, adaptado a cada idade.
A melhor maneira de educar nossos filhos é tratá-los com carinho e confiança, valorizar, o que eles conhecem. Para adquirir conhecimentos é preciso aprender e ensinar, a partir da realidade cultural do aluno, com afetividade, com emoção, com prazer. Tudo isso faz parte de aprendizagem.


" A Escola Plural é mais alegre, mais envolvente, mais interessante e
com melhores resultados de apredizagem."


Como avaliamos seus filhos
Educamos a responsabilidade.Estimulamos o trabalho e o esforço. Não ameaçamos, não punimos.
A melhor maneira de aprender é sentir-se incentivado.Ter medo da escola, do professor da prova e da nota não ajuda aprender.
Acaba o fantasma da nota. A nota torna o estudo um castigo e não garante que o aluno esteja aprendendo. Não acabamos com a prova. Ela é importante, mas não é a única forma de avaliação. Testes, pesquisas, resolução de problemas, observação, debate, escrita, vivências também são avaliados.
Na Escola Plural a avaliação passa a ser descritiva. O professor registra no boletim em que o aluno está progredindo e onde existem dificuldades. A auto-avaliação do aluno também é importante para que ele seja responsável e ativo na sua aprendizagem. A opinião dos pais, nos Conselhos de Pais, também é necessária. Eles conhecem os filhos, seus ritmos e suas dificuldades de aprendizagem. Os pais recebem o boletim para acompanhar o quanto seus filhos aprendem.
Com a avaliação descrita, os profissionais da escola vão planejando suas atividades, de maneira que o aluno sempre caminhe para frente, vendo e revendo suas dificuldades.


Acaba também a reprovação. Não é justo que seus filhos, por não alcançarem nota em uma ou duas matérias sejam obrigados a refazer o ano todo. Por que? O aluno deve refazer somente as suas dificuldades da maneira mais criativa e interessante possível. Em vez de obrigar seu filho a repetir série, o acompanhamos durante todo ano para superar as dificuldades. O aluno que repete sente-se humilhado e envergonhado de ficar com crianças menores. Não aprende e repete de novo. Se permanecer com seus colegas se sentirá estimulado a aprender no seu ritmo.

Para os alunos mais velhos, multirepetente, a Escola Plural desenvolveu propostas alternativas:

" O aluno caminha sempre para a frente, refazendo
com apoio adequado as suas dificuldades."


Os professores estão bem preparados
Seu filho tem vários professores para acompanhá-lo e ajudá-lo a aprender mais e melhor.
A Escola Plural aumenta e organiza o tempo de formação dos professores. Para isso, a Prefeitura contratou mais professores no 1º e 2º Ciclos, onde se prevê três professores para cada duas turmas e uma coordenação pedagógica.
A formação dos professores é permanente e pode se dar durante o horário de trabalho, dentro de sua equipe de Ciclo. Nesse etempo, o professor pode dar atendimento a alunos, ler, estudar, construir material de trabalho, fazer pesquisa, enfim, uma série de iniciativas que podem ajudá-lo em sua prática para que seu filho aprenda mais, sendo melhor acompanhado.
O CAPE - Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - coordena o processo de formação dos professores, orientando as escolas e oferecendo cursos. Foram apurados 2.729 horas/aula entre cursos, seminários e inúmeras atividades, a 18.304 professores. Isso significa que muitos professores participaram de mais de um curso de capacitação.


Vantagens da Escola Plural
A Escola Plural desenvolve um aprendizado que tem sentido para o educando; as matérias são tratadas de forma interessante, de maneira que o aluno possa compreendê-las. A busca de novas maneiras de trabalho é uma constante, valorizando o trabalho em grupo, a pesquisa, a observação, as vivências, os registros.
O aluno é desafiado para que ele busque o conhecimento.
A educação básica fundamental é um tempo de formação, e um tempo muito rico na aquisição de conhecimentos.
A Escola Plural está acontecendo com ajuda de todos: professores, pais, alunos e funcionários.
A Escola Plural está autorizada pelo Conselho Estadual de Educação. Ela é um programa de mudanças, nascido das próprias escolas. A Escola Plural é um projeto da Rede Municipal de Ensino, elaborado por educadores e assumido pela Administração Municipal.

" A implantação da Escola Plural é gradual, obedecendo
os ritmos e as diferenças entre as escolas."


A Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte tem 171 escolas de 1º e 2º graus e aproximadamente 190 mil alunos. No ano de 1995, mais de 100 mil alunos e 5 mil profissionais estiveram envolvidos no programa Escola Plural, com a implantação dos dois primeiros Ciclos. Em 1996, todas as demais escolas da rede estão introduzindo as mudanças propostas, implantando o 3º Ciclo.


Como entender melhor a Escola Plural?
Os pais devem procurar onde seus filhos estudam, conversar com os professores sobre as novas iniciativas. Os pais devem compreender que a Escola Plural é um processo de mudanças e, por isso, muitas vezes é demorado e polêmico.
Nas bibliotecas das escolas também é possível ter acesso às publicações sobre a Escola Plural.

Queremos que vocês, mães e pais, tenham
a certeza de que seus filhos estão contentes,
bem-tratados na Escola Plural
, que aprendem com
prazer, sem medo. Tenham certeza de que
seus filhos serão
aprovados na escola e na vida.




Entre em contato conosco-PBH

e

noara@freemail.globalsite.com.br