Make your own free website on Tripod.com

Que carreiras estão em ascensão?

Com os investimentos na área econômica, profissões ligadas aos transportes, à energia, às comunicações (telecomunicações) e ao saneamento estão em alta. Na área social, profissões ligadas ao meio ambiente, à saúde e à educação - que têm um grande papel na melhoria da capacidade e da qualidade de vida das pessoas.

Dentro do desenvolvimento das relações pessoais e interpessoais, devemos observar profissões como: turismo, relações internacionais, direito internacional e do consumidor.

Para comparar as mudanças que aparecem neste mundo moderno - com uma rapidez incrível - é preciso que estes profissionais estejam sintonizados com um maior número de informações, que o levam a não ser mais um simples empregado - mas um agente da informação.

As oportunidades se abrem agora para um profissional com um perfil diferente, qualificado para a sua atividade e muito bem informado sobre as tendências do mercado - logicamente contextualizado em suas ações profissionais e sociais. É importante ter estímulo e capacidade para trabalhar em equipes.

O novo perfil do profissional que vai atuar neste mercado globalizado tem que ser construído além das suas competências técnicas, pois ele deve ter uma formação específica sim, mas com capacidades múltiplas, que abram caminhos para o aumento dos seus conhecimentos (especialista/generalista). Deve conhecer outros idiomas, especialmente inglês e espanhol, ter domínio da tecnologia - navegando com facilidade na informática.

Fernanda Sobreira Corrêa (Pedagoga, diretora da Casa de Pedagogia do Promove)

Fonte: Gabarito - 18 de setembro de 1998/ Estado de Minas

VOLTAR